71 anos da USE Intermunicipal de Bauru

71 anos de união e trabalho na difusão do Espiritismo com vista à vivência do Evangelho de Jesus pelos homens.

08 de junho de 1946, com a finalidade de unir os Centros Espíritas da cidade, lideranças espíritas de Bauru se reuniram e registraram em ata a fundação do Conselho Espírita de Bauru, posteriormente UMEB e hoje denominada USE Intermunicipal Bauru com extensão de seu trabalho às cidades vizinhas. Presentes a essa reunião histórica os senhores: Aureliano Monteiro Filho, Casimiro Onofrilo, Roberto Previdello, Plinio Santos, Vicente Romano, João Geraldo e Marcilio Paulovic. (foto ao lado: fachada da USE Bauru na rua Virgílio Malta, 7-60, Bauru).

Na época, Congressos foram realizados para que as cidades se movimentassem na organização do Movimento Espírita. No interior paulista, Bauru, Franca, Ribeirão Preto e outras foram pioneiras iniciando essa união dos Centros Espíritas.

No ano seguinte, 1947, interior e capital se uniram e fundaram a USE – União Social Espírita, órgão federativo que representaria todas as instituições espíritas do Estado de São Paulo; hoje denominada União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

A visão de futuro, de união, de fraternidade e de fortalecimento do Movimento Espírita estava claro aos pioneiros e nesses setenta e um anos muitos foram e são os trabalhadores dedicados que voluntariamente contribuíram e contribuem para que os laços de união entre as sociedades espíritas estejam cada vez mais fortalecidos.

Atualmente, a USE Bauru, é constituída pela união de vinte e duas Casas Espíritas da cidade de Bauru e onze das cidades vizinhas. São trinta e três instituições que trabalham pela unificação do Movimento Espírita e pela difusão do Espiritismo no seu tríplice aspecto – científico, filosófico e doutrinário com base nas obras da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, e com vista à vivência do Evangelho de Jesus Cristo.


A USE Intermunicipal Bauru não é um Centro Espírita, mas a UNIÃO dos 33 centros espíritas de Bauru e cidades próximas.